domingo, 20 de abril de 2008

Em Estudos Sociais o texto lido "Do acaso à intenção em Estudos Sociais" foi uma leitura muito gostosa. Refleti sobre a grande importância do planejar, o que planejar e com qual objetivo.
O trabalho de Estudos Sociais deve ser planejado considerando a realidade dos alunos, suas vivências e experiências, deve ser flexível e aberto, que ocorra questionamentos e intervenções, para que os alunos possam participar de sua aprendizagem, saber compreender e se posicionar diante dessa realidade, ter curiosidade e vontade de aprender mais. Este planejamento deve ter objetivos claros das nossas intenções sobre o assunto a ser trabalhado. Organizar o que se vai ensinar, as ações, as intervenções, os questionamentos a fim de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno.

Realizando a leitura do texto de Daniela Stevanin Hoffmann "Aprendizagem e Desenvolvimento:Experiências Físicas e Lógico-matemáticas", é de grande importância o trabalho com o concreto, segundo Piaget, deve ocorrer a relação sujeito e objeto, quando esta experimentação, esta relação não ocorre acaba por dificultar e até mesmo impedir o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Devemos trabalhar com variados recursos pedagógicos, fazendo o aluno participar, se interar, manipulando, descobrindo. Penso que esse manipular e descobrir que faz a diferença, é nesse momento que ocorre o aprendizado e só depois desta experimentação que o aluno poderá ter a capacidade de abstração.

Estou muito feliz e orgulhosa de mim, consegui organizar um pouco meu pbwiki. Eu estava angustiada de ver colegas com seu pbwiki, bonito, organizado e o meu nem eu me achava. Mas fui perguntando para colegas e estas me ensinaram e agora está bonitinho.
anakbarbosa.pbwiki.com

sábado, 5 de abril de 2008

TEXTO DE CIÊNCIAS

Durante a leitura do texto: " (Tele)natureza e a construção do natural:um olhar sobre imagens de natureza na publicidade". Marise Basso Amaral, percebi o quanto devemos, nós professores, estarmos atentos aos diferentes aspectos da vida social e política que estamos vivendo. Este texto me fez abrir os olhos, para importância de problematizar o óbvio, questionar nosso aluno sobre aquilo que é tido como certo, fazer nosso aluno questionar aquelas representações historicamente e socialmente construídas que nos são "vendidas" como realidade. Muitas vezes em sala de aula moldamos comportamentos, de classe, de gênero, de raça, isso consequência dos meios de comunicação, este meio ensina uma visão de mundo que seria socialmente aceitável, utilizando imagens de natureza para venda de produtos, vinculando o produto a essas imagens que muitas vezes não são verdadeiras.
Síntese do Portifólio de Aprendizagem:

No semestre passado foi um atropelamento de atividades,técnicas, registro muita preocupação com as datas das postagens e depois de postadas ainda tinha o portifólio. Parei para pensar realmente no aprendizado, quando fui fazer a sìntese do portifólio, pois durante a realização das atividades não paramos para pensar, queremos realizar a atividade e postá-la, mas foi neste momento que refleti sobre meu real aprendizado, notei uma maior preocupação com meus planejamentos, com o respeito aos meus alunos DV, as atividades mais criativas e uma constante preocupação com o objetivo a ser alcançado com determinadas atividades.
A troca de idéias foi muito , líamos registrávamos e por email trocávamos idéias com colegas.

Realização da apresentação oral:

Na apresentação feita oralmente , usei o Power Point. Minha preocupação era com o tempo, pois quando começo a falar é difícil parar, não gosto da idéia de apresentação oral, fico nervosa, mas faz parte e devo passar por isso também. Acredito ter sido bem clara, quando coloquei meus aprendizados e o
melhor, quando realmente notei que muitas vezes não sabia se estava agindo certo com meus alunos e durante as leituras e técnicas aprendidas pude ter certeza que estava no caminho certo.
Então, construir o portifólio pode até ser mecânico, sem tempo de refletir muito, mas no momento em que vamos fazer a síntese de tudo, paramos para refletir, avaliar e pensar em tudo que passamos, aprendemos
. Tudo que nos é proposto, tem seu objetivo e devemos aproveitar, pois sempre temos algo a mais para aprender.