O conceito de adulto, de forma simplificada é o indivíduo maduro o suficiente para assumir as responsabilidades por seus atos diante da sociedade. É atingir a maturidade física, cognitiva, financeira. O adulto situa-se atualmente numa sociedade de escolhas, decisões e projetos – projetos profissionais, de carreira, familiares, de orientação, formação, de reforma, sendo responsável pelas suas escolhas, decisões e frustrações, devendo se comportar de acordo com os valores, princípios, normas, leis do meio em que vive, pois se fizer algo fora do tolerável, o adjetivo muda, ao invés de adulto, poderá ser chamados de louco, infantil, adolescente, etc.
A experiência é o melhor elemento motivador do adulto, portanto, o ambiente de aprendizagem com pessoas adultas precisa ser permeado de liberdade e incentivo para cada indivíduo falar de sua história, idéias. Adultos são motivados a aprender à medida que, experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo oferecido, mas na educação de adulto, o aluno ajuda na formulação do currículo, valorizando suas experiências, suas idéias e opiniões.
Um comentário:
Oi Aninha, penso que nessa postagens destacas aspectos importantes do ser adulto e principalmente da aprendizagem do adulto. Acredito que essa discussão permeará a interdisciplina de psicologia do adulto. Abração, Sibicca
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