segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Como diz no texto: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, de Maria Beatriz Gomes da Silva: “o currículo é o coração da escola. É por dentro dele que pulsam e se mostram as mais diversas potencialidades. É por dentro dele que desejos podem ser tolhidos ou encorajados”.
Uma das experiências que posso identificar, na escola onde trabalho que marca uma organização e uma gestão democrática, em busca de uma educação de qualidade é o sistema de avaliação, que não tem finalidade classificatória, não é tomada como medida. A avaliação leva em conta o conhecimento como uma construção sócio-interativa, valorizando o processo de aprendizagem de cada aluno, respeitando suas limitações e seu contexto de vida. Aconteceu comigo ano passado, quando recebi um aluno da colega da mesma escola, onde o aluno não estava conseguindo se socializar com os demais colegas estava apresentando dificuldade na alfabetização. Em reunião com coordenação e equipe diretiva junto com a mãe, foi decidido que este aluno passaria a freqüentar minha sala. A adaptação dele foi boa, estimulei muito a auto-estima dele que estava baixa e no final do ano ele estava quase alfabetizado. Então fizemos uma reunião com a mãe do aluno, a Professora dele(eu) e a coordenadora da escola, onde foi falado pra mãe as condições do aluno, nossas angustias de passar ele para o 3ºano, mas ao mesmo tempo seria uma decepção para ele ser reprovado depois da grande conquista em aprender a ler e escrever, ainda com uma certa dificuldade. Foi avaliado todo o crescimento deste aluno, suas dificuldades e principalmente suas conquistas e foi decidido aprová-lo. A mãe ficou ciente das dificuldades que poderão enfrentar no próximo ano, mas assumiu o compromisso de ajudá-lo. Isso é uma avaliação justa e coerente, este aluno está freqüentando o terceiro ano, feliz e conseguindo acompanhar o rendimento da turma.
Conforme o PPP da minha escola: “A avaliação é um processo amplo, gradual e de diagnóstico. Ter em vista o desenvolvimento harmônico do educando quanto aos conhecimentos, competências e habilidades adquiridas”.

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