Eu particularmente adoro esse tema "inclusão escolar", pesquisar e conversar com profissionais no assunto.
O sistema educacional vigente está calcado na divisão de alunos normais e deficientes, e muitas vezes ignora a diversidade inerente à espécie humana. O ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos somos diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos determos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe. A instituição escolar precisa redefinir sua base de estrutura organizacional destituindo-se de burocracias, reorganizando grades curriculares, proporcionando maior ênfase à formação humana dos professores, e aperfeiçoar a relação família–escola , propondo uma prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível , para atender esta nova realidade educacional. A educação inclusiva tem força transformadora, e aponta para uma nova era não somente educacional mas, para uma sociedade inclusiva.
As leis existem para amparar as pessoas com necessidades especiais e seus direitos já estão garantidos. Agora, adaptar estes direitos as estruturas já existentes, me parece algo remoto ou pelo menos não a curto prazo.
O sistema educacional vigente está calcado na divisão de alunos normais e deficientes, e muitas vezes ignora a diversidade inerente à espécie humana. O ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos somos diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos determos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe. A instituição escolar precisa redefinir sua base de estrutura organizacional destituindo-se de burocracias, reorganizando grades curriculares, proporcionando maior ênfase à formação humana dos professores, e aperfeiçoar a relação família–escola , propondo uma prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível , para atender esta nova realidade educacional. A educação inclusiva tem força transformadora, e aponta para uma nova era não somente educacional mas, para uma sociedade inclusiva.
As leis existem para amparar as pessoas com necessidades especiais e seus direitos já estão garantidos. Agora, adaptar estes direitos as estruturas já existentes, me parece algo remoto ou pelo menos não a curto prazo.
2 comentários:
Oi Ana
A professora Liliana constuma recomendar um autor do qual ela gosta muito, (Mittler) que diz que a inclusão não se trata de colocar crianças na escola...que é muito mais do que isso...vai muito mais além...significa em transformar escolas "para torná-las mais responsivas às necessidades dos seus alunos" em ajudar seus professores a aceitar a responsabilidade pela aprendizagem dos seus alunos e em dar suporte para que eles possam realmente cumprir sua tarefa...e ainda finaliza dizendo:
A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma
estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns
dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações (Mittler, 2003, p.21).
Dá uma lida ;-)
MITTLER,, M. Educação Inclusiva.Portor Alegre: ArtMed, 2003.
Beijos
Melissa
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