Os negros foram discriminados pelo homem branco, desde o início da colonização brasileira, eram tratados como seres inferiores em função de sua cultura, cor ou condição social.
Lendo o texto de Marilene Leal Pare, notei que o que acontece ou aconteceu com esses alunos entrevistados é o mesmo que acontece com a maioria dos negros e isso afeta muito sua auto-estima e conseqüentemente seu desempenho escolar. Acredito que esse é um dos motivos para o alto índice de evasão e de repetência do aluno negro. A discriminação e o preconceito estão diluídos na educação brasileira em todas as regiões do Brasil, causando graves conseqüências, especificamente no que se referem à identidade dos afrodescendentes favorecendo, portanto a evasão escolar. A escola, por sua vez, não se abstém dessas práticas de falsa democracia, ou seja, ainda não é capaz de se livrar de práticas discriminatórias de ordem racial implementadas no cotidiano das salas de aula. Respeitar as diferenças é um dos princípios básicos da democracia. Cada povo, cada raça, cada cultura tem identidade própria, peculiaridades que resistem à globalização da economia e da comunicação. A construção de uma sociedade mais justa e feliz ocorre no cotidiano das pessoas com a prática de atitudes positivas em todas as relações humanas, sejam elas familiares profissionais ou comunitárias.
Infelizmente ainda temos em nossa sociedade, uma grande parcela da população acostumada a ouvir não para a saúde, a educação, a comida e outras necessidades básicas desde os tempos do tataravô. Esse quadro precisa ser revertido, e depende da ação de cada um de nós enquanto cidadãos, exigindo de nossos governantes uma postura mais firme, para que possamos realizar o sonho de um dia quem sabe, vivermos numa sociedade mais justa e democrática.
Um comentário:
Oi Aninha :-)
No conteúdo de sua postagem é possível perceber seu amadurecimento, mas permanece em teu texto muita importancia as leituras das interdisciplinas e as atividades que realizas, assim como reflexões mas sabes o que sinto falta? Sinto falta de encontrar evidências nas tuas postagens.
Tente observar esta caracteristica em suas postagens.
Beijos
Melissa
Postar um comentário