domingo, 19 de setembro de 2010

Estava lendo a postagem feita no dia 18 de dezembro de 2007, a qual realizei a leitura da temática 8 da interdisciplina de Artes Visuais, e como salienta Analice Pillar:

"a unidade ensino-aprendizagem-avaliação só se realiza no ensino de arte, quando se considera, além da linguagem da arte, também o processo do aluno". "a unidade ensino-aprendizagem-avaliação só se realiza no ensino de arte, quando se considera, além da linguagem da arte, também o processo do aluno".

E realmente acredito na importância de detectar os conhecimentos que nossos alunos já possuem, suas experiências, vivências sua bagagem cultural e intelectual. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. A avaliação do aluno deve ser feita por todo um processo, não somente no seu final. Muitas vezes nós professores avaliamos um trabalho de artes (ou outro trabalho de outra disciplina), depois de pronto (se ficou bonito ou não), esquecemos de como foi feito, em que contexto de vida se encontra esse aluno ao realizar o trabalho e isso precisa ser diferente.
Os momentos avaliativos devem ser convertidos em momentos de aprendizagem de estímulo para a busca de novos conhecimentos, em momentos de satisfação mútua entre professor e aluno. Se o professor realizar a avaliação sob a forma de acompanhamento da construção do conhecimento do aluno, ele terá de desenvolver a ação pedagógica de modo diferente, pois deverá propor atividades alternativas diversificadas sempre que constatar que alguma etapa não foi vencida por um ou outro aluno. Por isso que o planejamento deve ser flexível, de acordo com as aprendizagem dos alunos, muitas vezes eu planejei uma atividade pensando que todos iriam entender com facilidade e não foi assim tive que realizar a atividade de outra maneira.

Um comentário:

Rosangela disse...

Olá, Aninha

Com certeza o processo avaliativo precisa configurar-se durante todo processo de criaçao e nao somente quando a "obra" esta acabada, pois somente desta forma realmente consegue-se avaliar como ocorrer o processo de desenvolvimento e amadurecimento de nossos alunos.
abraços
Rosangela