domingo, 10 de outubro de 2010

Estava lendo a postagem feita no dia 20 de abril de 2008, a qual realizei a leitura do texto "Do acaso à intenção em Estudos Sociais" da interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais.

"O trabalho de Estudos Sociais deve ser planejado considerando a realidade dos alunos, suas vivências e experiências, deve ser flexível e aberto, que ocorra questionamentos e intervenções, para que os alunos possam participar de sua aprendizagem, saber compreender e se posicionar diante dessa realidade, ter curiosidade e vontade de aprender mais."


Realmente o planejamento do professor deve ser tudo isso, mas não apenas em Estudos Sociais e sim em todas as disciplinas. Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola. O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. O que se observa muitas vezes na ação de planejamento como um conjunto de etapas pré-definidas, mecanicamente seguidas sem um questionamento mais crítico. Os Planos de Aula são úteis para todos os níveis, todas as idades, e sua prática deve fazer parte do dia-a-dia do professor. A idéia de um bom tema pode surgir, por exemplo, de uma conversa entre professor e alunos. Uma pequena dúvida pode se transformar em uma grande aula, caso o professor saiba aproveitá-la.

Um comentário:

Rosangela disse...

Aninha

Boa sua reflexão, a flexibilidade a atenção do professor é fundamental para o bom desenvolvimento da turma como um todo, assim como, que haja a sensibilidade de perceber também as necessidades individuais de cada aluno.
A troca de experiencias com os alunos muito enriquecedora.
abraços
rosangela