sábado, 16 de outubro de 2010

Estava lendo a postagem feita no dia 22 de dezembro de 2008 a qual realizei a leitura do texto: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, de Maria Beatriz Gomes da Silva. “o currículo é o coração da escola. É por dentro dele que pulsam e se mostram as mais diversas potencialidades. É por dentro dele que desejos podem ser tolhidos ou encorajados”.
Uma das experiências que posso identificar, na escola onde trabalho que marca uma organização e uma gestão democrática, em busca de uma educação de qualidade é o sistema de avaliação, que não tem finalidade classificatória, não é tomada como medida. A avaliação leva em conta o conhecimento como uma construção sócio-interativa, valorizando o processo de aprendizagem de cada aluno, respeitando suas limitações e seu contexto de vida.
Acredito que o objetivo principal da avaliação é ajudar o aluno a se auto-avaliar, a perceber suas falhas e seus pontos fortes e, através de uma reflexão conjunta, aprender a se auto-conhecer. A avaliação necessita de uma grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, e estes devem deixar claro para o aluno que a prova é somente uma formalidade do sistema. Assim o alunos fica mais tranquilo ao realizá-la.
Conforme o PPP da minha escola: “A avaliação é um processo amplo, gradual e de diagnóstico. Ter em vista o desenvolvimento harmônico do educando quanto aos conhecimentos, competências e habilidades adquiridas”. Com isso acredito que estamos no caminho certo

Um comentário:

Rosangela disse...

Aninha

Bom que sua escola tenha um processo avaliativo que considere o "todo" e nao somente a nota de uma prova, pois este processo deve fazer parte de todo processo de aprendizagem.
abraços
rosangela