sábado, 6 de novembro de 2010

Estava lendo a postagem feita no dia 25 de setembro de 2009 a qual realizei a leitura do texto: \\\"Alfabetização e Pedagogia do EMPOWERMENT\\\" de Henry Giroux. O termo empowerment significa delegação de autoridade, confiar nas pessoas, dando-lhes liberdade e autonomia de ação. O objetivo do empowerment é lutar contra a opressão, fortalecer em direitos e em participação, grupos, pessoas ou populações sujeitos a discriminação e exclusão. Favorece a participação dos cidadãos na vida social, econômica, política e cultural, e uma distribuição mais justa dos recursos, seria o fim da desigualdade. O objetivo do empowerment é lutar contra a opressão, fortalecer em direitos e em participação, grupos, pessoas ou populações sujeitos a discriminação e exclusão. Favorece a participação dos cidadãos na vida social, econômica, política e cultural, e uma distribuição mais justa dos recursos, seria o fim da desigualdade. Fiquei me perguntando o quanto a minha pedagogia é empowerment, realmente faço pouco neste sentido, às vezes para evitar certos conflitos em aula, acabo decidindo pelo aluno, o que está errado.
Bom, analisando um caminhada depois da minha entrada na UFRGS, acredito que houve algumas mudanças na minha prática pedagígica. Estou mais aberta a desafios em sala de aula, meus alunos estão mais participativos e ativos nas atividades. Penso que devemos trabalhar o empowerment desde pequenos, para que nossos alunos quando adultos saibam lutar pelos seus direitos.É uma caminhada longa, temos que ser persistentes e ter muita paciência.

Um comentário:

Rosangela disse...

Aninha tens razao, as vezes parece mais fácil o "fazer pelo aluno", por isso importante se faz que estejamos em contante reavalição de nossas atividades como docentes. Pois somente quando paramos e nos reavaliamos percebemos nossas falhas.
abraços
rosangela