sábado, 23 de maio de 2009

Ao ler o texto \"Conhecendo o aluno com deficiência física\", capítulo I de Rita Bersch e Rosângela Machado, lembrei de uma aluno que tive com Síndrome de Down e percebi na frase deste texto \"Aprendemos aquilo que vivenciamos\", que isso realmente acontece, principalmente com as criança em fase de desenvolvimento, pois esta aluna foi praticamente criada pelo irmão que na época tinha 9 anos. Quando a irmã nasceu este irmão não sabia do problema dela, então ele lidava com ela como sendo uma criança como qualquer outra. Quando ela iniciou na minha turma, ela tinha 8 anos e notei que já sabia comer sozinha, igual as outras crianças, sem dificuldade nenhuma, respeitava os colegas, só era um pouco agressiva quando contrariada. Ao conversar com o irmão ( já com 22 anos), fiquei sabendo que ela foi criada por ele, e que os dois brincavam todos os dias na rua jogando futebol com os amigos vizinhos, acredito que por isso que ela já estava mais socializada. Ela comia sozinha, por que ele ensinou desde pequena a segurar a colher. Fiquei encantada com a entrevista com o irmão que ela tanto adorava. Mas uma coisa me chamava a atenção, quando ela ia ao banheiro, ela voltava toda molhada nas calças, na região da virilha. Várias vezes aconteceu isso e um dia eu fui espiar ela no banheiro e vi que ela urinava de pé, em frente ao vaso, claro, ela via o irmão e fazia igual. Chamei novamente o irmão e conversamos ele ensinou como ela deveria fazer e tudo se resolveu. É incrível, mas como se afirma no texto, eles aprendem tudo, é só ter paciência e como diz a professora Liliana \"criatividade\". Sem dúvida, se oportunizarmos espaços adequados de convivência, estímulos corretos e não privarmos o aluno de ricas experiências, convivências com alunos de diferentes realidades, iniciarão a inclusão social da criança.\ Isso no texto lido se confirma, mas é uma pena que não é isso que vemos na nossa realidade escolar, até por que essa minha aluna de Síndrome de Down teve que ficar 2 anos comigo, pois a professora do ano seguinte ameaçou pedir demissão se ela entrasse na sala dela, é triste falar isso, mas é a realidade de nossas escolas, mas assistindo ao DVD sobre Atendimento Educacional Especializado, cria-se uma esperança de mudança dessa realidade, esse documentário nos mostra como deveria ser uma verdadeira inclusão, com atendimento individual para cada situação, salas de recurso de dar inveja, professores especializados, trabalho em equipe, tudo que um aluno de inclusão precisa mostra nesse documentário, e saber que é direito deles ter tudo isso e precisamos brigar, lutar quase chorar para conseguir o mínimo, que é o que tenho na minha escola, só o mínimo. Deixo uma frase dita neste documenetário que adorei: \'A concepção de ensino aprendizagem deve ser revisado\". Eu só acrescento uma palavra \"URGÊNCIA\".

Um comentário:

Melissa disse...

Uma postagem perfeita. Completa em todos os sentidos. Parabéns :-)
Beijos
Melissa