Lendo o texto: Autismo: Atuais interpretações para antigas observações Cleonice Bosa, tem algumas colocações que me chamaram a atenção como: " O estresse familiar em compreender um filho autista, o que acontece com essa crianças." Fiquei pensando quando estamos com uma criança de inclusão na sala de aula o quanto é estressante mesmo, o quanto é importante darmos um olhar mais cuidadoso e uma escuta atenta, permitindo assim descobrir o grande esforço que essa criança faz lançando mão de ferramentas que a ajude a ser compreendida. Essa tarefa realmente é exaustiva e requer muita paciência, estudo por parte do professor e também dos familiares. O que muitas vezes acontece é o cansaço seguido de desistência, é triste, pois tem muitas crianças pedindo um olhar mais atento, precisando da nossa ajuda, às vezes elas até olham, atendem aos nossos estímulos, mas são tão breves que pensamos que não entenderam nada, mas na verdade estão entendendo tudo. Fico pensando nos meus alunos D.V., como eu poderia olhar diferente pra eles e muitas vezes na correria com outros alunos os momentos passam desapercebidos, fiquei me avaliando e quero planejar alguns momentos na sala de aula onde eu fique um pouco mais sozinha com eles, ouvindo, conversando e estimulando eles a novas aprendizagens, acredito que será bom pra mim e muito bom pra eles.
Um comentário:
Oi Ana :-)
Aqui seria interessante colocar exemplos de fatos que estava lembrando ao se avaliar com relação aos DV. Coloca na postagem um situação, sua postura na época e como acreditas que faria se acontece-se novamente. Entende? Traga exemplos...
A postagem esta muito boa, fica faltando apenas evidenciar um pouco suas colocações ;-)
Beijinhos
Melissa
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