Fazendo a leitura do texto: "Os índios no Brasil - Quem são e Quantos são", percebi que falar de índios no Brasil significa falar de uma diversidade de povos. Muito antes da invasão européia, eram os índios que habitavam nossas terras. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que Colombo teve, pensando que tinha chegado às Índias. Mesmo depois de descobrir que não estavam na Ásia, continuaram a chamá-los de índios ou indígenas. Para eles o índio representava um ser sem civilização, sem cultura, incapaz, selvagem, preguiçoso, traiçoeiro etc. Os povos indígenas, por pressão políticas, econômicas e religiosas ou por terem sido despojados de suas terras e estigmatizados em função dos seus costumes tradicionais, foram forçados a esconder e a negar suas identidades tribais como estratégia de sobrevivência. A partir da década de 1970 surge o movimento indígena, onde os povos indígenas chegaram a conclusão de que manter, aceitar e promover a denominação genérica de índio ou indígena como uma identidade era importante, pois une, visibiliza e fortalece todos os povos originários do atual território brasileiro. Com isso o sentido pejorativo de índio passou a ser uma marca identitária, unindo assim os povos historicamente distintos e rivais na luta por direitos e interesses comuns. Não existe nenhum povo, tribo ou clã com a denominação de índio. Na verdade cada índio pertence a um povo, uma etnia identificados por uma denominação própria. Muitos índios negavam suas identidades e se passavam por cabloco, tentando com isso negar suas origens étnicas. Os povos indígenas brasileiros de hoje são sobreviventes e resistentes da história de colonização européia, estão recuperando aos poucos seu orgulho e sua auto-estima identitária, buscam consolidar um espaço na história e na vida multicultural do país. Segundo os dados da FUNASA a população indígena está dispersa por todo o território brasileiro, concentrando-se na região norte o maior contingente populacional indígena e na região sudeste o menor do país. O reconhecimento da cidadania indígena brasileira, a valorização das suas culturas, possibilitaram uma nova consciência étnica dos povos indígenas do Breasil. Ser índio passou de uma generalidade social para uma expressão sociocultural importante do país. O índio de hoje se orgulha de ser nativo, de ser portador de civilização própria. Esse processo de reafirmação da identidade indígena, está ajudando a recuperar a auto-estima dos índios perdida ao longo dos anos de repressão colonizadora.
Sugiro algumas formas de trabalhar sobre o índio em sala de aula:
· Fortalecer nas escolas o ensino da história e da cultura indígena, valorizando essa cultura e identificando-a como contribuição para nossa cultura atual;
· Identificar o índio como cidadão capaz de estudar, trabalhar de ser uma pessoa como qualquer outra, com seus costumes e cultura.
· Assistir filmes, mostra de artes indígenas, entrevistas, pesquisas sobre o índio e sua cultura;
“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” (Augusto Cury)
Sugiro algumas formas de trabalhar sobre o índio em sala de aula:
· Fortalecer nas escolas o ensino da história e da cultura indígena, valorizando essa cultura e identificando-a como contribuição para nossa cultura atual;
· Identificar o índio como cidadão capaz de estudar, trabalhar de ser uma pessoa como qualquer outra, com seus costumes e cultura.
· Assistir filmes, mostra de artes indígenas, entrevistas, pesquisas sobre o índio e sua cultura;
“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” (Augusto Cury)
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