sábado, 5 de setembro de 2009


"A escola deve integrar crianças de diferentes proveniências, com inteligências diversas e com diferentes ritmos de aprendizagem. A heterogeneidade pode ser muito benéfica: “convém proceder de modo que os mais lentos se misturem com os mais velozes, os menos inteligentes com os mais sagazes, os mais duros com os mais dóceis, e sejam guiados com as mesmas regras e com os mesmos exemplos, tudo para todos". ( Comenio)

Lendo o texto: "Vida e Obra de Comênio", fiquei impressionda, pois, quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. Mas já se passaram 300 anos e ainda continuamos a lutar por uma educação para todos.
Comênio abordou a questão educacional e a necessidade de dar educação a todos, homens mulheres, de todas as classes sociais, de forma igual. Ouvimos esse mesmo discurso em palestras, reuniões e debates sobre Educação, só que muito pouco mudou em tanto tempo. Comênio chama a atenção para respeitar a capacidade de compreensão do aluno, não sobrecarregar as aulas, progredir do fácil para o difícil, cuidar da motivação dos alunos. Então me questiono: Por que os quadros negros em sala de aula estão cheios de textos para os alunos copiarem, muitas vezes sem saberem do que se trata? Onde está a motivação dos alunos? Onde estamos errando?
A prática escolar, para Comênio, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades. Na minha opinião isso seria a verdadeira "Educaçao Escolar".

Um comentário:

Melissa disse...

Um inicio de semestre fantástico :-)
Parabéns pela reflexão! Trata-se de uma postagem bem argumentada e cuidadosamente evidenciada.

Beijos
Melissa