domingo, 6 de setembro de 2009


LER E ESCREVER

Acredito que ler e escrever é alfabetizar, levar o aluno ao domínio do código escrito. Ao alfabetizar-se, o aluno não está apenas transpondo a língua que já fala para um outro código, mas está aprendendo uma outra língua, a língua escrita, isto porque a língua que falamos não é a mesma que escrevemos, havendo, assim, aprendizagens específicas que devem ser consideradas por nós, professores. A escola vem se constituindo como espaço privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que é nela que se dá o encontro decisivo da criança com o ler e o escrever. Para muitas crianças, a escola é o único lugar onde há livros, ou a sala de aula o lugar onde os alunos não estão voltados apenas para a televisão. Assim, cabe a ela a tarefa de levar o aluno a ler e escrever, e persistir nesta aprendizagem entre ensaio e erro, a construir suas próprias hipóteses a respeito do sentido do ele lê e do que escreve, a assumir pontos de vista próprios para escrever a respeito do que vê, inclusive na TV, do que sente, do que viveu, do que leu nos diversos suportes que existem, do que ouviu em aula e do que vê no mundo, promovendo em seus textos um diálogo entre vida e escola, mediado pelo professor, um leitor mais experiente. É na escola que a própria TV pode ser vista de uma forma não apenas lúdica, mas também crítica. É na escola que se pode promover, por meio da leitura, as diferentes aprendizagens de cada área de conhecimento e do mundo. Não é, portanto, uma tarefa simples e, no entanto, possui um grandioso alcance na vida de todo e qualquer estudante: crianças, jovens e adultos. Com minha turma de 2º ano gosto muito de trabalhar a escrita espontânea, com ela as crianças escrevem cada um da sua maneira o tema trabalhado, o passeio realizado, a história contada. Num certo dia os alunos chegaram falando muito sobre a novela "Caminho das Índias", o debate era tanto que desafiei a cada um escrever um final para a novela. Foi muito interessante pois eles escreveram da sua maneira, troacaram idéias com colegas sobre palavras que não sabiam escrever, sobre como escrever o nome de um determinado ator ou atriz. Depois cada um apresentou seu final, eles adoraram a atividade e acxredito que aprenderam muito.


Um comentário:

Melissa disse...

Ana :-)
Ótima postagem!
Uma reflexão bem argumentada e claramente evidenciada.
Parabéns!
Beijos
Melissa