EJA
Lendo o Parecer CEB no 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos - relator: Carlos Roberto Jamil Cury e alguns sites no google que falavam sobre esse assunto pude perceber que a EJA é considerada de grande importância pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mas este nível de ensino, em muitas administrações municipais e estaduais, ainda hoje é tratado simplesmente como um ensino fundamental e médio normal, mudando apenas o turno das aulas. Os profissionais que atuam na formação de alunos de nível fundamental e médio, na maioria das vezes, são os mesmo que atuam com alunos da EJA. Este é um dos problemas que a educação de jovens e adultos enfrenta hoje. Não tenho experiência em trabalhar com a EJA, mas acredito que um dos ofícios do professor é trabalhar o conhecimento em sala de aula, da forma mais clara possível para que seu aluno possa ter a oportunidade de analisá-lo e questioná-lo, e não apenas absorver informações. Quando se trata de alunos da EJA, o professor também precisa considerar a bagagem de experiência e conhecimento que seu aluno já possui, para transformar as informações já adquiridas por esse aluno em conhecimento útil, isso deve ser feito em qualquer sala de aula, valorizar a bagagem que seu aluno traz.
O preparo de um docente voltado para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, aquelas relativas às características que diferenciam esta modalidade de ensino.
Durante a leitura percebi que são poucas as políticas oficiais públicas de educação de jovens e adultos, e também poucos os centros de formação dos educadores da EJA. O professor com certeza sempre será uma peça importante no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da sociedade. Portanto, ele deve ser bem formado e estar em constante aperfeiçoamento.
O preparo de um docente voltado para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, aquelas relativas às características que diferenciam esta modalidade de ensino.
Durante a leitura percebi que são poucas as políticas oficiais públicas de educação de jovens e adultos, e também poucos os centros de formação dos educadores da EJA. O professor com certeza sempre será uma peça importante no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da sociedade. Portanto, ele deve ser bem formado e estar em constante aperfeiçoamento.
Um comentário:
Ana,
uma reflexão interessante, mas não fica claro o que diferencia uma aluno Eja dos demais... Também não fica claro a diferença entre um professor do EJA... Em meu entendimento o que colocas é necessário para qualquer professor e são necessidades de qualquer aluno...
Relei tua postagem e veja se concorda comigo! Será que conseguiu colocar nesta postagem os detalhes de tua leitura?
Beijos
Melissa
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