PLANEJAR
Lendo o texto: Planejamento: em busca de caminhos. De Maria Bernadette Castro Rodrigues. Fiquei pensando no início da minha carreira de professora, quando eu fazia o planejamento pensando se a supervisora iria gostar, muitas vezes até mostrava para ela antes de aplicar, para ela aprovar ou não. Com isso concordo com a colocação da autora: "o planejamento banalizava-se em um ato meramente burocrático". Realmente o ato de planejar era mecânico e muito pouco voltado ao interesse dos alunos. Com o tempo de trabalho e a experiência penso que mudei, hoje vejo o meu planejamento e noto o quanto está diferente. Acredito que planejar requer criatividade, prioridades, conhecer o seu aluno, sua realidade e ser flexível. Deve-se levar em conta a necessidade de aprendizagem dos alunos, os interesses dos alunos. O planejamento é uma atividade de reflexão sobre o que vamos ensinar; como ensinar; quando vamos ensinar; e o que, quando e como avaliar. É importante o professor ter em mente replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. Muitas vezes cheguei em sala e meu plano não deu certo, lembro-me de uma certa tarde que cheguei na sala com uma caixa de surpresa onde havia objetos de higiene pessoal, pois iria iniciar o projeto "Higiene", mas ao lado da nossa sala tinha um patrola trabalhando, adivinha, ninguém queria ver a caixa e sim olhar pela janela. O que eu fiz, levei todos os alunos perto da patrola, observamos, conversamos com o motorista, os alunos fizeram perguntas para ele. Ficamos algum tempo lá e voltamos para sala, desenhamos o que observamos e os alunos através da escrita espontânea, escreveram o que foi observado. Acredito que essa aula foi muito mais interessante para os alunos do que minha caixa.
Como diz Paulo Freire:
"Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Como diz Paulo Freire:
"Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Um comentário:
Linda postagem Ana.
Parabéns!
Beijos
Melissa
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