Lendo o texto\\\"Alfabetização e Pedagogia do EMPOWERMENT\\\" de Henry Giroux, fiquei me perguntando que palavra é essa. Resolvi fazer uma pesquisa no google sobre o significado da palavra, ao ler as explicações, entendi que o termo empowerment significa delegação de autoridade, confiar nas pessoas, dando-lhes liberdade e autonomia de ação. Uma palavra tão estranha com um significado claro e simples de se entender.
O movimento de empowerment é consequência de uma mudança no significado de autonomia e responsabilidade dos indivíduos, e de uma maior consciência dos mecanismos de discriminação e exclusão que se geram na sociedade. O objetivo do empowerment é lutar contra a opressão, fortalecer em direitos e em participação, grupos, pessoas ou populações sujeitos a discriminação e exclusão. Favorece a participação dos cidadãos na vida social, econômica, política e cultural, e uma distribuição mais justa dos recursos, seria o fim da desigualdade. Para atingir este objetivo tem que haver também um processo de distribuição de poder. Fiquei me perguntando o quanto a minha pedagogia é empowerment, realmente faço pouco neste sentido, às vezes para evitar certos conflitos em aula, acabo decidindo pelo aluno, o que está errado. Mas acredito que uma atividade simples que faço em sala de aula, trabalha um pouco com esse conceito que é o ajudante do dia, onde ele é responsável por algumas atividades, organização da sala, entrega de materiais, é delegado a ele algumas responsabilidades. Como diz no texto: "Ser alfabetizado não é ser livre, é estar presente e ativo na luta pela reivindicação da própria voz, da própria história e do próprio mundo". Penso que essa frase simplifica tudo o que devemos querer do nosso aluno. É uma caminhada longa, temos que ser persistentes e ter paciência.
Um comentário:
Uma ótima postagem :-)
Completa no argumento e na apresentação de evidências.
Beijos
Melissa
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