CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Todos nós sabemos que a criança desde pequena já possui a intenção de escrever, às vezes só com desenhos e algumas vezes com algumas palavras ou letras soltas. O estímulo da família é de grande importância nesta fase de desenvolvimento da escrita. Lendo o texto: "Consciência Fonológica:o que é. para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita?(Jornal Letra A - jun/jul.2005) conclui que a consciência fonológica é a capacidade de analisar os fonemas e de relacionar esses fonemas com as "letras", e essa capacidade é a última que a criança tende a adquirir. Acredito que quando a criança consegue fazer esta relação "fala/escrita", ela começa a entender o processo de leitura e escrita. No texto tem uma parte que me chamou a atenção: "Pesquisas das últimas décadas apontam que a criança formula hipóteses e constrói conhecimentos ao se familiarizar com as formas de escrita do dia-a-dia e ao refletir, com o professor, Asobre a natureza e o funcionamento da língua escrita".Realmente acredito e noto na sala de aula que os alunos quando estimulados formam hipóteses e constrói conhecimentos, pois quando realizo a atividade de escrita espontânea é um momento onde eles estão criando hipóteses para esceverem sozinhos, precisam de alguma maneira me contar algo e formam assim seu conhecimento eu fico como mediadora, desafiando e fazendo eles trocarem ideias até concluirem e resolverem seua pequenos problemas.
Um comentário:
Ana,
seria interessante trazer um exemplo destes momentos em que atua como mediadora... Um exemplo desta mediação..., a fala do aluno e tua intervenção ;-)
Beijos
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