quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Após a leitura dos textos sugeridos, pela interdisciplina LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRA, notei que a educação de surdos está em constante mudança e a presença do professor surdo, ou que saiba a língua de sinais em sala de aula, recebe grande importância, pois os alunos surdos geralmente não se comunicam em casa, com a presença desses profissionais em sala este aluno se sente mais seguro e com perspectiva para seu futuro. Esse professor torna-se um líder para o aluno surdo. Vivenciei uma experiência semelhante a esse comentário feito. Levamos nossos 3 alunos D.V. para conversar com o professor Ramos em Porto Alegre, no Instituto Santa Luzia, pois estávamos com dificuldade em introduzir a matemática através do sorobã. Este professor também é D.V.. Eu e mais 3 professores fomos junto para auxiliar em caso de necessidade, mas ao contrário do que prevíamos, ficamos as 3 sentadas só observando o professor ensinando os 3 com a maior facilidade interagindo com o professor. Foi algo surpreendente, pois os 4 cegos se deram melhor sem nossa presença do que com a gente tentando auxiliar.

Um comentário:

Melissa disse...

O que é o "sorobã"?
Que relato interessante. Consegues trazer mais elementos desta aula? Como ele ensinava? O metoldologia que utilizava?

Beijos
Melissa