Esta semana que passou trabalhei um assunto que gosto muito de conversar com as crianças, a diversidade das famílias. Foi muito legal, quando os alunos trouxeram as gravuras e montamos um cartaz. As gravuras eram de famílias diferentes, negras, brancas, famílias indígenas, só o pai co o filho ou só a mãe. E foi um bate- papo descontraído. Este trabalho com as crianças foi muito interessante, pois na forma como os alunos expressaram suas percepções eu encontro indícios de não existir discriminação, porque ao trabalharmos com a atividade de elaborar este cartaz em conjunto com meus alunos, eles não optaram unicamente por gravuras de perfeitas com pai mãe e filhos e aparentemente felizes. A imagem da família indígena, eles elogiaram suas vestimentas, disseram que eram os índios mesmos que faziam suas roupas. Cada povo, cada raça, cada cultura tem identidade própria, peculiaridades. A construção de uma sociedade mais justa e feliz ocorre no cotidiano das pessoas com a prática de atitudes positivas em todas as relações humanas, sejam elas familiares profissionais ou comunitárias. Espero que essas crianças continuem abertas para novos conhecimentos, sem preconceitos que nós adultos acabamos inserindo no dia dia. Penso que o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. O importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as idéias. Segundo Piaget, “o sujeito é ativo na sua essência, e sua inteligência se constrói nas relações com o objeto do meio físico e social”. A educação é um processo que se dá no mundo de convivência e ao mesmo tempo no interior do indivíduo. Nós professores devemos propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade, fazendo com que o aluno tenha confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
Um comentário:
Oi Aninha!! Legal essa postagem, trazes aspectos que observaste no trabalho com os alunos e busca elementos teóricos para auxiliar a pensar sobre os movimentos produzidos. Abração!
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