terça-feira, 18 de maio de 2010

QUASE NO FINAL

Passei dias esperando minha supervisora, ansiosa, nervosa. Me perguntando: Será que elas vão gostar da minha aula? Colegas de trabalho rindo de mim, como eu 20 anos em sala de aula, agora NERVOSA. Pois é, estou sim....parece meu primeiro estágio. Então chegaram, supervisora e tutora, nossa eu queria falar tudo, mostrar tudo e elas tão tranquilas conversando comigo, olharam, conversaram anotaram e se foram. Eu fiquei pensando o quanto eu fui boba em ficar tão nervosa. Mas pensei também o quanto nossos alunos ficam apreensivos quando algo novo irá acontecer, quando combramos deles um trabalho, uma atividade, como eles ficam agitados e muitas vezes não entendemos e nos irritamos com isso. Penso que os desafios devem ser feitos, mas devemos passar tranquilidade para eles ou ao menos entender o emocional deles. Para Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Ambos caminham juntos, paralelamente e ambos tem grande influência sobre o intelectual, pois afeto inclui desejos, sentimentos, valores e emoções em geral.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Aninha!! Legal o registro dessas sensações, pois elas também participam de nossos aprendizados. Abração!!