sábado, 12 de junho de 2010


Esta semana me chamou a atenção a atividade do livro sobre a copa, quando uma das páginas do livro era escrever um recado para os jogadores. Foi bonito de ver os alunos do seu jeito querendo deixar um recado, eles trocaram idéias, perguntaram sobre letras, como se escreve uma determinada palavra. Eles estavam empolgados com o trabalho. Com isso realmente notei que quando o assunto é do interesse deles tudo fica mais fácil e prazeroso. Como li no texto de HARA, Regina. Alfabetização de adultos: “O processo específico de ler e escrever se desenvolve a partir de uma situação coletiva, que pode ser uma conversa, a leitura de uma manchete de jornal, uma atividade lúdica, um acontecimento, em que todos se envolvam, opinam, contribuem e pedem contribuição”. Respeitando sempre o ritmo de cada um, assim como na formação do pensamento das crianças há etapas de desenvolvimento, e essas etapas devem ser respeitadas pelo professor. Quero deixar uma frase que li neste mesmo texto, que mexeu comigo: “....mais importante do que escrever certo é escrever o que sentem vontade de escrever...”. Penso que nós professores temos que ter essa frase presente no nosso dia a dia de sala de aula, independente da turma, idade ou série. Noto nos meus alunos pequenos, a felicidade deles quando escrevem um bilhete pra mim, sem compromisso com certo ou errado, quando eles escrevem o que sentem, se estão tristes ou alegres. Isso pra eles é mais importante do que qualquer cópia de texto sem significado pra eles.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Aninha!! E como partir desse desejo de aprender para a construção de uma escrita ortograficamente correta? Como fomentar essa construção? Abração!