Trabalhar com os alunos assuntos do interesse deles realmente é um estímulo, eles se dedicam em pesquisar, conversar, falar sobre algo que eles estão ouvindo na rua, na TV, em casa, torna a aula mais prazerosa, pois ao anunciar a copa e sugerir a todos um trabalho sobre a copa e nossas famílias, foi muito divertido, foi contagiante a alegria deles em conversar, trocar ideias sobre jogadores, times, preferências, o momento da pesquisa do mascote foi muito legal, todos estavam concentrados em olhar, procurar. A escola tem a tarefa de levar o aluno a ler e escrever, e persistir nesta aprendizagem entre ensaio e erro, a construir suas próprias hipóteses a respeito do sentido do ele lê e do que escreve, a assumir pontos de vista próprios para escrever a respeito do que vê, inclusive na TV, do que sente, do que viveu, do que leu nos diversos suportes que existem, do que ouviu em aula e do que vê no mundo, promovendo em seus textos um diálogo entre vida e escola, mediado pelo professor, um leitor mais experiente. É na escola que a própria TV pode ser vista de uma forma não apenas lúdica, mas também crítica.
“É necessário destacar o fato de que as diferentes fases e atividades que se devam desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor responder aos desafios que estabelecem uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares". (HERNÁNDEZ, 1998:61-64).
Um comentário:
Oi Aninha!! Falas nessa postagem, dentre outras coisas, sobre a televisão e como podemos transformá-la em instrumento ao olhar para as informações disponíveis de forma crítica. Fiquei pensando na citação que trazes ao final da postagem, acho que o link com o que escreveste anteriormente pode ficar mais claro. Abração!!
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