domingo, 10 de outubro de 2010

Estava lendo a postagem feita no dia 17 de maio de 2008, a qual realizei a leitura do texto: "Tem muita Matemática no lugar em que você vive".

Onde adorei a sugestão da professora de como trabalhar a organização geográfica do país usando caixas,
"A caixa menor, que representava o bairro, foi colocada em uma maior, que representava o município. As duas foram, então, parar dentro de uma outra - o estado - e tudo foi posto em uma caixa maior ainda - o Brasil."

Não basta abrir uma caixa cheia de pecinhas coloridas e deixar os alunos quebrarem a cabeça sozinhos. Alguns professores pensam que o simples uso de material concreto torna suas aulas ‘construtivistas’ e isso garante a aprendizagem dos seus alunos. Muitas vezes o estudante, além de não entender o conteúdo trabalhado, não compreende por que o material está sendo usado. Este material deve ser oferecido às crianças antes das explicações teóricas e do trabalho com lápis e papel. É preciso que os alunos tenham tempo e liberdade para explorar o material, brincar um pouco com ele, fazer descobertas sobre sua organização. Após algum tempo de trabalho livre, o professor pode intervir, propondo questões, estimulando os alunos a manifestarem sua opinião.
Acredito que trabalhar com materiais concretos despertam a curiosidade e estimulam a garotada a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e a chegar às próprias soluções – enfim, a se aventurar pelo mundo da matemática de maneira leve e divertida.

Um comentário:

Rosangela disse...

Aninha

O material concreto ajuda muito na compreensao do que esta se querendo desenvolver, principalmente quando os alunos não tem ainda maturidade de entendimento complexo imediato. Mas claro, que dentro de um planejamento que propicie a contrução da aprendizagem.
abraços
Rosangela